3 de abril de 2010

O pobre coitado que era sábio...

Todos os dias, Mullah Nasrudin ia pedir esmola na feira. As pessoas adoravam vê-lo a fazer papel de parvinho com o seguinte truque: mostravam-lhe duas moedas, uma dez vezes mais valiosa do que a outra. E Nasrudin, invariavelmente, escolhia a de menor valor.

A história correu pelo condado.

Dia após dia, grupos de homens e mulheres mostravam-lhe as duas moedas, e Nasrudin ficava sempre com a menor. Certo dia, um senhor generoso, cansado de ver Nasrudin a ser alvo da chacota de todos, chamou-o de lado e disse:


- Meu bom homem, sempre que te oferecerem duas moedas, escolhe a maior. Assim obterás mais dinheiro e não serás considerado idiota pelos outros.

Nasrudin respondeu-lhe:

- O senhor parece ter razão, mas se eu escolher a moeda de maior valor, as pessoas vão deixar de me oferecer dinheiro para provar que sou mais idiota que elas. Assim, eu alimento os meus filhos e elas alimentam a vaidade.

Conto Sufi

1 comentário:

  1. Isso é que é inteligência. É preferível ganhar um pouquinho todos os dias do que não ganhar nada amanhã.
    albano

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...