24 de setembro de 2009

Não Pode Existir Amor Sem Verdadeira Troca

Pintura de Chistophe Vacher

Lindíssimo texto de Antoine de Saint-Exupéry, in "Cidadela"


Não te lembras de ter encontrado na vida aquela que se considera um ídolo? Que havia ela de receber do amor? Tudo, até a tua alegria de a encontrares, se torna homenagem para ela. Mas, quanto mais a homenagem custa, mais vale: ela saborearia melhor o teu desespero.

Ela devora sem se alimentar. Ela apodera-se de ti para te queimar à sua honra. Ela é semelhante a um forno crematório. Ela, na sua avareza, enriquece-se de várias capturas, julgando encontrar a alegria nessa acumulação. E não acumula mais do que cinzas. Porque o verdadeiro uso dos teus dons era caminho de um para o outro, e não captura.

Ela verá penhores nos teus dons e abster-se-á de tos conceder em paga. Na falta de arrebatamentos que te satisfariam, a falsa reserva dela far-te-á ver que a comunhão dispensa sinais. É marca da impotência para amar, não elevação do amor. Se o escultor despreza a argila, terá de modelar o vento. Se o teu amor despreza os sinais do amor a pretexto de atingir a essência, o teu amor não passa de um palavreado. Não descuides as felicitações, nem os presentes, nem os testemunhos.Serias capaz de amar a propriedade, se fosses excluindo dela, um por um, como supérfluos, porque particulares demais, o moinho, o rebanho, a casa? Como construir o amor, que é rosto lido através da urdidura, se não há urdidura sobre a qual escrever?

Sem cerimonial de pedras, não haveria catedral.

Nem haverá amor sem cerimonial em vistas do amor. Eu só atinjo a essência da árvore se ela modelou lentamente a terra segundo o cerimonial das raízes, do tronco e dos ramos. Nessa altura, ela é una. Tal árvore e não uma outra.

Mas aquela acolá desdenha as trocas, que a haviam de fazer nascer. Ela procura no amor um objecto capturável. E esse amor não tem significado algum.

Ela julga que o amor é presente que ela pode fechar nela. Se tu a amas, é porque ela te conquistou. Ela fecha-te nela, convencida de enriquecer. Ora o amor não e tesouro a conquistar, mas obrigação de parte a parte, fruto de um cerimonial aceite, rosto dos caminhos da troca.

Jamais essa mulher nascerá. Só de uma rede de laços se pode nascer. Ela continuará a ser semente abortada, poder por empregar, alma e coração secos. Ela há-de envelhecer funebremente, entregue à vaidade das suas capturas.

Tu não podes atribuir nada a ti próprio. Não és cofre nenhum. És o nó da diversidade. O templo, também é sentido das pedras.

Citador

12 comentários:

  1. O amor é um dom divino, nos dado através da essência de Deus, se nos foi dado de graça, não temos motivos para trocar ou comercializar este dom gratuito.
    Como o Pai me amou, também eu vos amei a vós; permanecei
    no meu amor. João 15:9
    A paz

    ResponderEliminar
  2. Well, a troca é continua, tem de haver, entretanto muita gente diz Eu te amo ... sem nem saber o que é o amor ...

    ResponderEliminar
  3. 'O AMOR É O SENTIMENTO MAIOR,MAS QUANDO É DESCRITO DESTA FORMA SENTIMOS O SEU VEDADEIRO VALOR...
    É TRISTE FALAR DAQUILO QUE SE TEVE SEM NUNCA TER TIDO, MAS OS SENTIMENTOS SÃO ASSIM MESMO, NÃO OBEDECEM O RACIONAL, ANTES SE PROPOEM A EXPERIMENTAR, E NO EXPERIMENTAR TAMBÉM O SOFRER..

    ResponderEliminar
  4. Luísa, lindíssimo texto realmente.
    Bárbaro. Beijo.

    ResponderEliminar
  5. ... notável Cidadela... o notável Exupéry...

    Luísa,
    Estou sempre a reler Cidadela de tempos em tempos .Obrigada por lembra-me. É chega a hora.
    abraços,
    Pedro

    ResponderEliminar
  6. Saudações!
    AMIGA LUÍSA,
    Que Post Fascinante!
    Uma das mais belas mensagens sobre o amor de todos os tempos...Simplesmente belíssima!
    Parabéns pelo lindo Post!
    Abraços!LISON.

    ResponderEliminar
  7. Eu fiquei encantada com este texto, acredita que eu não conhecia?! Fiquei estacionada no livro dele que todos conhecem e nunca procurei saber mais... agora quero é mais... saber!

    Bjs

    ResponderEliminar
  8. Vim lhe visitar amiga Luiza e te deixar uma palavrinha:
    O dia inteiro é uma rotina que se debulha.
    O pensamento causa a surpresa que fecunda o inesperado.
    Acontecem coisas deslumbrantes na mesmice de cada dia.
    A vida é uma caixinha de surpresa ...
    Só se dá bem quem não se assusta com o que tem dentro!
    Abraços forte

    ResponderEliminar
  9. Luísa,primeiramente quero esclarecer a minha ausencia no dihitt e nos blogs de meus "amigos". Tal fato deve-se ao fato de eu ter pego a bandida da gripe suína e ainda estar com muita indisposição. Quem tem postado para mim é meu sobrinho nos meus 2 blogs.Segundo: Você realmente é uma pessoa excepcional, que apesar do meu afastamento, continuou comentando no meu blog. O restante do pessoal, por eu não comentar no blog deles, sumiram e nem quiseram saber o porque da minha ausencia.
    Quanto ao seu post eu adorei, eu amo Saint-Exupéry. Devo me restabelecer totalmente daqui a uma semana mais ou menos. Um abraço

    ResponderEliminar
  10. Luísa, são palavras lindas e de fundamento, é preciso seguí-las com cuidado.

    ResponderEliminar
  11. mesmo que o amor não seja uma questão de merecimento ele não pode existir se alimentando de apenas uma das partes,isso é canibalismo emocional,tem que haver a troca,a troca é o equilibrio entre as partes...

    ResponderEliminar
  12. Sim, o amor é uma troca e, quem consegue realizá-la (a troca) , independente da retribuição , acredito, estar em um patamar mais elevado!!
    O amor é tudo....sem o amor eu nada seria!!
    Bjs
    Carla

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...